9 comentários em “Obsolescência

  1. Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente.
    Exemplos de obsolescência:
    Outra exemplificação dessa situação foi o caso do lançamento do iPad 4, da empresa Apple, que foi processada pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática por lançar a versão poucos meses depois de ter colocado em circulação o iPad 3. Os usuários desse produto, diante do lançamento de uma nova versão que praticamente não apresentava diferenças técnicas, viram o seu produto como obsoleto e procuraram comprar a nova versão. Vale lembrar que essa não é uma ação de uma única empresa, mas uma tendência coletiva de mercado.
    Quando o produto se torna inútil devido a mudanças em outros produtos. Por exemplo, os relhos tornaram-se obsoletos quando as pessoas começaram a andar em automóveis, em vez de charretes
    Quando a baixa qualidade dos materiais encurta o tempo de vida do produto.
    Quando as peças de reposição se tornam tão dispendiosas que se torna mais interessante comprar um produto novo.
    Opinião pessoal sobre a prática levando em consideração o meio ambiente:
    Opinião: Na nossa opinião eles criam coisas que durem menos para que quebrem mais rápido fazendo a pessoa comprar um novo.

  2. Obsolescência

    Obsolescência planejada (ou programada) – Nada mais é do que um produto em um período de tempo curto se torne inútil ou digamos ultrapassado propositalmente para ser trocado por algo mais novo.

    Obsolescência técnica (ou funcional) – É basicamente quando o produto é obrigado a ser trocado por causa das condições de seu uso.

    Obsolescência perceptiva (ou percebida) – Quando o produto ainda esta em ótima condições e com um perfeito estado de uso e a empresa lança um novo com pequenas mudanças funcionais e com uma aparência nova para induzir a pessoa a comprar um novo.

    Com isso obsolescência é basicamente o que as grandes empresas fazem hoje, torna o mundo mais capitalista, e induzem as pessoas comprar mais e mais, um grande exemplo é o que a Apple faz com iphone, recentemente lançaram o iphone 5 e poucos meses depois anunciaram a versão 5s sem muitas mudanças no sistema funcional, apenas com a mudança do botão na frente do celular que acrescentaram uma borda e deixaram mais oval, isso faz com que as pessoas achem que a versão anterior se torne inutilizável.

  3. Obsolescência

    Obsolescência é a condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado.
    Existem 3 tipos de obsolescência:

    Obsolescência programada ou planejada, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente. Para isso, as empresas fazem um cálculo sobre o tempo de vida da mercadoria, assim eles conseguem ir preparando um novo produto para ser lançado na mesma ocasião que o produto atual perder a vida útil.

    Obsolescência Técnica, quando ocorre a troca de um produto mais desenvolvido que o outro, ou o abandono daquele produto para usar outro. Isso ocorreu, por exemplo, com o telégrafo, que foi substituído pelo telefone, algo mais moderno e melhor funcional. Ocorreu com meios de transportes também, como o abandono das charretes por carros.

    Por ultimo existe a obsolescência perceptiva, uma forma de reduzir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induzem o consumidor à troca. Isso ocorre muito nas industrias de celulares por exemplo, ja que hoje qualquer mudança na aparência ou uma função boba a mais no “novo” aparelho ja induz a troca do “velho”.

    Opinião pessoal:
    Acho a pratica da obsolescência necessária para desenvolver as industrias de hoje e fazer rodar mais capital pelo mundo, porem o uso excessivo dessa pratica pode fazer mal as pessoas, podendo causar problemas ate para o meio ambiente, já que todos os dias são jogados toneladas de aparelhos e outros consumíveis que poderiam estar sendo reutilizados ou sendo aproveitados por mais tempo.

  4. Obsolescência planejada é quando um produto é lançado no mercado e daqui a pouco tempo esse produto já não é mais novo, e acaba perdendo o valor, ou seja, as empresas que lançam esses produtos já tem tudo planejado, porque elas sabem quanto tempo o produto vai durar, ate ele quebrar para as pessoas comprarem outro produto (obsolescência técnica).
    Eles também lançam um produto e daqui a alguns meses eles lançam outro produto novo com pouca mudança, só para as pessoas comprarem outro e não ficarem com o produto velho (obsolescência psicológica).
    Isso ocorre muito com as empresas de celulares, elas lançam um celular e daqui a algum tempo elas lançam outro celular com quase nenhuma mudança, e o produto que você tinha adquirido a um tempo atrás já se torna antigo, forçando a pessoa a comprar o novo para não ficar fora de “moda”.
    Outra exemplificação dessa situação foi o caso do lançamento do ipad quatro, da empresa Apple, que foi processada pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática por lançar a versão poucos meses depois de ter colocado em circulação o ipad três. Os usuários desse produto, diante do lançamento de uma nova versão que praticamente não apresentava diferenças técnicas, viram o seu produto como obsoleto e procuraram comprar a nova versão.
    Em minha opinião isso não deveria acontecer, pois eu acho que não é legal fazer isso com as pessoas que compram os produtos, acho q eles têm que fazer o produto e só depois de um ano lançar um produto novo, e fazer mudanças nele também.
    Gabriel M

  5. Obsolescência

    Obsolescência programada é quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente.
    Um exemplo que podemos citar é a duração de uma lâmpada, na qual quando lançada possuía uma duração de aproximadamente 2.500 horas e, devido essa ideia e pratica de obsolescência, caiu drasticamente essa duração para 1000 horas, ou seja, o individuo necessita comprar mais vezes o produto, consequentemente mais lucro para as empresas, “dominando” a população.
    Há também outros tipos, a obsolescência técnica: Quando um novo produto mais funcional toma o lugar do antigo ou quando o produto se torna inútil devido as mudanças em outros produtos.
    E a obsolescência perceptiva, uma forma de reduzir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induz o consumidor à troca, como o exemplo da lâmpada citado a cima, em minha visão não deveria ocorrer esse tipo de pratica.

  6. Obsolescência é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizado, é quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente. Esse fenômeno comumente associado ao processo de globalização, entretanto seu, o seu inicio pode estar vinculado a Grande depressão de 1929. Durante essa profunda crise econômica que marcou esse período, diante de um mercado consumidor impotente, observou-se que havia muitos produtos industrializados em estoque e que não eram comercializados, diminuindo o lucro das empresas, aumentando o desemprego e, consequentemente, reduzindo o consumo e aumentando a crise.
    O exemplo mais citado pelos estudiosos, foi um cartel organizado por grandes empresas que produziam lâmpadas. Elas se organizaram para reduzirem o tempo de vida útil de uma lâmpada a fim de aumentarem as vendas dos produtos. Sabe-se que a primeira lâmpada inventada durou cerca de 1.500 horas que foi inicio do século XX, as lâmpadas tinham uma vida útil media de 2.500. Entretanto, após a Grande Depressão e a formação do cartel, o tempo de vida útil foi reduzido abruta mente para 1.000 horas.
    Na minha opinião acho isso muito ruim para o plante pois estamos desperdiçando muitas matérias primas do nosso planeta, pois hoje as pessoas consomem muito e jogam muitas coisas no lixo que ainda prestar para ser usado.

  7. Obsolescência planejada ou (programada) é: quando um produto lançado no mercado que se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital,ou seja quando as empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente.
    Obsolescência perceptiva ou percebida: quando você lança um produto e rapidamente o produtor lança outro com pouca coisa diferente.Dando um aspecto de ultrapassado ao produto anterior.
    Obsolescência técnica ou funcional: é um novo produto de melhor funcionalidade deixando o produto anterior obsoleto.
    Exemplos: um celular novo que acaba de sair, dali pouco tempo é lançado outro celular para forçar o consumo das pessoas, fazendo com que as pessoas comprem o novo sendo que não é muito diferente.
    Opinião pessoal: na minha opinião eles so querem lucrar eles não pensam no meio ambiente e também no consumidor o único objetivo deles é vender o produto e consequentemente lucrar com aquilo.

  8. Obsolescência é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente.
    Quando um novo produto ou tecnologia mais funcional, tomar o lugar do antigo (por exemplo, do telégrafo para o telefone)
    Outro exemplo poderia ser o de uma máquina de lavar roupa, que é deliberadamente projetada para deixar de funcionar cinco anos após a compra, obrigando os consumidores a comprar outra máquina para deixar de funcionar em 5 anos, mais um exemplo é quando os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induzem o consumidor à troca.

  9. Obsolescência, condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado

    Obsolescência Programada/planejada, quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente.
    Ex: colocação de peças não duradouras em máquinas, para que assim quebrem mais fácil e a troca seja feita em curto prazo.

    Obsolescência técnica, quando as condições de uso do produto obrigam uma nova compra, sendo essas mudanças, propositais com o intuito de vender.
    Ex: a entrada do mouse para PC, que antes era em forma de pino, e agora é em USB.

    Obsolescência psicológica, quando o consumidor, mesmo tendo um produto em bom estado de conservação, resolve comprar um novo e descartar o antigo, influenciado principalmente pela publicidade.
    Ex: nova geração de produtos Apple.

    Em minha opinião, a obsolescência é até certo ponto necessária, pois movimenta todo um mercado consumidor, gerando empregos, aumentando a riqueza interna do pais, etc. Porém, se formos ver pelo lado da natureza, é algo extremamente invasivo, pois essa troca de tecnologia recente gera muito lixo, extrai muita matéria prima além do desastre que a poluição causa na natureza.

Grato pelo comentário