Currículo ensino de filosofia

Eixo temático 1: Autoconsciência.

Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a fazer PERGUNTAS;

Definição: questionamentos informativos;

Exemplo: “Eu não sei, eu pergunto, busco e corro atrás”

Habilidades:

– Adquirir informações;

– Formular perguntas de maneira precisa;

– Buscar soluções,

Atitude de Caráter: Egoísmo.

Temas: Ética, Ciências.

Avaliação: O aluno sabe se informar?

.

Eixo temático 2: Sentimentos: valorização da vida e de si mesmo/Ética.

Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a produzir AMBIVALÊNCIAS;

Definição: questionamentos emocionais;

Exemplo: “Mas se isso é assim… então aquilo não deveria ser assado?”

Habilidades:

– Compreensão de si e do outro (os limites, onde termina o que é meu e começa o outro)

– Tolerância: percepção de outras visões de mundo. Delimitação de mundo. Aceitação.

– Regras, direitos e deveres, valores humanos e sociais.

– Saber quando evitar e quando tolerar ambigüidades.

– Analisar valores.

Atitude de Caráter: Altruísmo.

Temas: Valores Humanos, Direitos Humanos, Constituição.

Projeto Pedagógico: Como melhorar a convivência em sala de aula?

Avaliação: O aluno sabe conviver com o outro?

.

Eixo temático 3: Iniciação ao pensamento Racional.

Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a produzir DÚVIDAS;

Definição: questionamentos intelectuais;

Exemplo: “será?…” “sempre que é questionado o por quê? das coisas”

Habilidades:

– Investigação;

– Dar razões;

– Saber operacionalizar o conhecimento;

– Imaginação; Curiosidade; Reflexão.

Atitude de Caráter: Investigativo.

Temas: Política, Ciência, Mitologia, Teoria do Conhecimento.

Iniciação Cientifica: Como é fazer uma investigação?

Avaliação: O aluno sabe questionar o que existe?

.

Eixo temático 4: Incitação à Filosofia.

Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a fazer PARADOXOS;

Definição: questionamentos espirituais;

Exemplo: “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?” – é uma pergunta retórica, destinada meramente a preservar a interrogação sem a intenção de encerrar a indagação proposta.

Habilidades:

– Autonomia.

Atitude de Caráter: Introspectivo.

Temas: Filosofia, Economia, Ética, Metafísica,

Iniciação Cientifica: “Como os antigos explicavam do que era feito o mundo?”

Avaliação: O aluno entende o que busca?

.

SEGUNDO ano: SENSIBILIZAÇÃO (definir valores, moralidade e ética);

TERCEIRO ano: MITOLOGIA (ter acesso as diferentes histórias que os povos criaram para explicar o que existe);

QUARTO ano: CIÊNCIAS (desmistificar os mitos: investigação e análise racional, evidências reais).

QUINTO ano: Incitação à FILOSOFIA (Cosmogonias até Sócrates)

Anúncios

4 pensamentos sobre “Currículo ensino de filosofia

  1. Estou em busca de curso de pós graduação em filosofia para crianças no formato Ead. Há alguma universidade oferecendo este curso?

    • Oi Cibele – também pesquisei sobre cursos em Ead (F4C – filosofia para crianças), ainda não vi nenhuma oferta – os que se especializam na área atualmente são direcionados a algumas poucas vagas de mestre ou doutor, em algumas poucas universidades no Brasil – falta interesse público…

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s