Currículo ensino de filosofia

Eixo temático 1: Autoconsciência.

Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a fazer PERGUNTAS;

Definição: questionamentos informativos;

Exemplo: “Eu não sei, eu pergunto, busco e corro atrás”

Habilidades:

– Adquirir informações;

– Formular perguntas de maneira precisa;

– Buscar soluções,

Atitude de Caráter: Egoísmo.

Temas: Ética, Ciências.

Avaliação: O aluno sabe se informar?

.

Eixo temático 2: Sentimentos: valorização da vida e de si mesmo/Ética.

Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a produzir AMBIVALÊNCIAS;

Definição: questionamentos emocionais;

Exemplo: “Mas se isso é assim… então aquilo não deveria ser assado?”

Habilidades:

– Compreensão de si e do outro (os limites, onde termina o que é meu e começa o outro)

– Tolerância: percepção de outras visões de mundo. Delimitação de mundo. Aceitação.

– Regras, direitos e deveres, valores humanos e sociais.

– Saber quando evitar e quando tolerar ambigüidades.

– Analisar valores.

Atitude de Caráter: Altruísmo.

Temas: Valores Humanos, Direitos Humanos, Constituição.

Projeto Pedagógico: Como melhorar a convivência em sala de aula?

Avaliação: O aluno sabe conviver com o outro?

.

Eixo temático 3: Iniciação ao pensamento Racional.

Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a produzir DÚVIDAS;

Definição: questionamentos intelectuais;

Exemplo: “será?…” “sempre que é questionado o por quê? das coisas”

Habilidades:

– Investigação;

– Dar razões;

– Saber operacionalizar o conhecimento;

– Imaginação; Curiosidade; Reflexão.

Atitude de Caráter: Investigativo.

Temas: Política, Ciência, Mitologia, Teoria do Conhecimento.

Iniciação Cientifica: Como é fazer uma investigação?

Avaliação: O aluno sabe questionar o que existe?

.

Eixo temático 4: Incitação à Filosofia.

Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a fazer PARADOXOS;

Definição: questionamentos espirituais;

Exemplo: “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?” – é uma pergunta retórica, destinada meramente a preservar a interrogação sem a intenção de encerrar a indagação proposta.

Habilidades:

– Autonomia.

Atitude de Caráter: Introspectivo.

Temas: Filosofia, Economia, Ética, Metafísica,

Iniciação Cientifica: “Como os antigos explicavam do que era feito o mundo?”

Avaliação: O aluno entende o que busca?

.

SEGUNDO ano: SENSIBILIZAÇÃO (definir valores, moralidade e ética);

TERCEIRO ano: MITOLOGIA (ter acesso as diferentes histórias que os povos criaram para explicar o que existe);

QUARTO ano: CIÊNCIAS (desmistificar os mitos: investigação e análise racional, evidências reais).

QUINTO ano: Incitação à FILOSOFIA (Cosmogonias até Sócrates)

4 comentários em “Currículo ensino de filosofia

  1. Estou em busca de curso de pós graduação em filosofia para crianças no formato Ead. Há alguma universidade oferecendo este curso?

    1. Oi Cibele – também pesquisei sobre cursos em Ead (F4C – filosofia para crianças), ainda não vi nenhuma oferta – os que se especializam na área atualmente são direcionados a algumas poucas vagas de mestre ou doutor, em algumas poucas universidades no Brasil – falta interesse público…

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s