Prometeu e Pandora

Prometeu e Pandora
Prometeu e Pandora

Prometeu era um protetor especial da humanidade. Quando Zeus e os homens encontraram-se para partilhar comida, Prometeu tramou para que Zeus levasse os ossos e deixasse a carne para os homens. Zeus reagiu tirando o fogo da Terra. Mas Prometeu foi até a forja de Hefaístos e roubou um pouco de fogo para os humanos. Ele também os ensinou a usá-lo para trabalhar com metais. Irado, Zeus acorrentou Prometeu a uma rocha e mandou uma águia bicar-lhe o fígado. O tormento continuou sem parar, porque o órgão voltava a crescer e a ave voltava a comê-lo

Em retaliação pelo roubo do fogo, Zeus pediu a Hefaístos que fizesse com barro a primeira mulher, Pandora. Zeus enviou-a com uma caixa a Terra, conde se casou com Epimeteu. Curiosa, Pandora abriu a caixa e todos os males da humanidade escaparam. Quando ela a fechou de novo, só restava lá dentro a esperança. Numa outra versão da história, a caixa continha bênçãos, que escaparam de volta aos céus.

4 comentários em “Prometeu e Pandora

  1. Olá! Tudo bem?

    Gostaria de solicitar autorização para reprodução do texto abaixo detalhada na obra provisoriamente intitulada SAEB LPal 1º ano, material didático produzido pela editora Escala:

    Texto utilizado:
    PROMETEU E PANDORA
    PROMETEU ERA UM PROTETOR DA HUMANIDADE. QUANDO ZEUS E OS HOMENS ENCONTRARAM-SE PARA PARTILHAR COMIDA, PROMETEU TRAMOU PARA QUE ZEUS LEVASSE OS OSSOS E DEIXASSE A CARNE PARA OS HOMENS. ZEUS REAGIU TIRANDO O FOGO DA TERRA. MAS PROMETEU FOI ATÉ A FORJA DE HEFAÍSTOS E ROUBOU UM POUCO DE FOGO PARA OS HUMANOS. ELE TAMBÉM OS ENSINOU A USÁ-LO PARA TRABALHAR COM METAIS. IRADO, ZEUS ACORRENTOU PROMETEU A UMA ROCHA E MANDOU UMA ÁGUIA BICAR-LHE O FÍGADO.

    Dados da obra:
    – Título provisório: SAEB Língua Portuguesa 1º ano
    – Formato: impresso + digital (mediante login e senha)
    – Tiragem: 10 mil exemplares
    – Prazo: 1 edição

    Agradeço desde já pela atenção!
    Qualquer dúvida, fico à disposição.
    Flavia/TC

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s