Quíron o Centauro

Quíron o Centauro

Quíron

Centauros são criaturas selvagens, tinham cabeça e torso de homem, mas eram cavalos da cintura para baixo. De personalidade nem sempre igual, eram normalmente gentis e sábios, versados em música e medicina. Eram também guerreiros e travavam muitas batalhas famosas, inclusive uma contra os lápitas, um povo que curtia o couro dos cavalos. Os centauros passaram muito de sua sabedoria aos herois Jasão e Perseu.

Ao contrário dos outros centauros, Quíron sempre foi sábio e bom. Apolo e Ártemis lhe ensinaram habilidades como medicina, música e as artes da guerra. Quíron foi tutor dos heróis Aquiles e Jasão na arte de guerrear e passou seu dom de curar para o deus Asclépio. Na batalha de Héracles contra os centauros, Quíron foi atingido por um flecha do herói. Ele suplicou para morrer, porque sabia que sua ferida nunca iria sarar.

Asclépio: Asclépio, filho de Apolo, era o deus da medicina. Quando ele era jovem, Apolo enviou-o ao centauro Quíron, que lhe ensinou as artes da cura. A deusa Atena também ajudou Asclécio, dando-lhe o sangue das Górgones que podia devolver a vida. Zeus, preocupado com esse poder, atingiu-o com um raio.

Higia: As três filhas de Asclépio eram as deusas da saúde: Iaso, Panacéia e, a mais importante de todas, Higia, muitas vezes adorada junto com o pai. Havia inclusive um templo a Higia no grande santuário dedicado a Asclépio, em Epidauro, onde as pessoas iam para adorar o deus e ser curadas de suas doenças pelos sacerdotes.

Anúncios

Um pensamento sobre “Quíron o Centauro

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s