A Lenda do Minotauro

A Lenda do Minotauro

O Minotauro é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, esta personagem encheu o imaginário dos gregos, levando-lhes medo e terror.
De acordo com o mito, a criatura habitava num labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos. O rei Minos, antes de se tornar rei de Creta, havia feito um pedido ao deus Poseidon para se tornar o rei. Poseidon aceita o pedido, mas em troca pediu a Minos que sacrifique, um lindo touro branco. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus não se apercebesse.
Poseidon chateado com a atitude do rei, resolveu castigá-lo!
Então, faz com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo “touro” acabando também por ficar grávida deste.
Desta união nasceu o Minotauro. Desesperado e com muito medo, Minos pediu a Dédalos que lhe construísse um labirinto gigante para prender a criatura.
O labirinto foi construído no subsolo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta.
Rei Minos aprisionou Dédalo e seu filho Ícaro por muitos anos para que trabalhassem para ele – aprisionados Dédalo fugiu da ilha em direção à ilha de Sícilia e perde seu filhos que morre afogado no mar ao se aproximar demais do sol.
Rei Minos entrou em guerra por motivos bobos contra a cidade de Atenas, depois de derrotá-la ordenou que fossem enviados à cada 9 anos, sete rapazes e sete meninas de Atenas para serem devorados pelo Minotauro.
Após o terceiro ano de sacrifícios, o herói grego Teseu resolve apresentar-se voluntariamente para ir a Creta matar o Minotauro.
Ao chegar à ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixonou-se pelo herói grego e resolveu ajudá-lo, entregando-lhe um novelo de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perdesse no grandioso e perigoso labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica, com que Ariadne o presenteara, pondo fim aquela terrível criatura.
O mito do Minotauro passou de geração em geração e era uma maneira dos gregos ensinarem o que poderia aconteceu àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses.

O Minotauro

mito - teseu o o minotáuro

 

5 comentários em “A Lenda do Minotauro

  1. Obrigado! Escrita de uma forma históricamente coerente e própria para o 6ºs Ano.

  2. Muito bom! Usei como resumo para um trabalho da faculdade.
    Dei os devidos créditos na fonte, obrigada!

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s