O mensageiro Hermes

O mensageiro Hermes

O mensageiro Hermes

Mensageiro dos deuses, Hermes era filho de Zeus e da ninfa Maia. Como deus responsável por tudo o que ser relacionasse com movimento, viagem, estradas, moeda e transações comerciais, aparecia sempre usando um chapéu de viajante e sandálias aladas. Na mão, levava uma varinha mágica feita de duas cobras enroscadas numa haste. Hermes tinha um lado desagradável – às vezes era portador de mentiras e falsos relatos, e podia presidir a transações suspeitas, além de negócios ilícitos.

Nasceu sábio. No primeiro dia de vida pregou uma peça no irmão Apolo. O pequeno ficou atento. Quando o outro se distraiu, ele roubou todas as vacas que Apolo guardava. Como não ser apanhado? Só enganando os perseguidores. Obrigou os animais a andarem pra trás. E ele? Para apagar as próprias pegadas, calçou uma sandália feita de ramos. Não deu outra. Os que o procuravam foram pro outro lado. Quando Apolo descobriu o ladrãozinho, levou um baita susto. Era um recém-nascido. Do berço, o bebê lhe estendeu um lira que tinha acabado de fabricar com casco de tartaruga e tripas de boi. Apolo ficou fascinado. Trocou o rebanho pelo instrumento. E presenteou o irmão com um cajado de ouro. Hermes inventou muita coisa. Uma delas o alfabeto. Outra: a música. Mais outra: a astronomia. Zeus, ao ver que o garoto era tão sabido, convidou-o para ser seu mensageiro. Ele levava os recados divinos para os homens e os recados humanos para Zeus. Como isso, conheceu muitos segredos. Guardava-os tão bem que ninguém os descobria. Por isso se diz que alguma coisa está hermeticamente fechada.

Maia:  Filha de Atlas e Plêione, a ninfa Maia era uma das sete Plêiades. Vivia no monte Cilene, onde ela e Zeus tiveram um caso. Assim nasceu Hermes, o Mensageiro dos deuses. Este foi o único filho de Zeus que não foi rejeitado por sua mulher Hera.

Um pensamento sobre “O mensageiro Hermes

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s