Sócrates, um importante pensador

“Existe apenas um bem: a Sabedoria.
Existe apenas um mal: a Ignorância.”

Os filmes abaixo fazem um viagem pelo arroz-com-feijão da filosofia. Apresentados pelo escritor suíço Alain de Botton, os volumes percorrem as situações mais corriqueiras, como um engarrafamento, uma festa de formatura e uma ida às compras, mostrando como as idéias de grandes sábios da humanidade podem ajudá-lo em seu cotidiano. Esta série inspirada no livro Consolações da Filosofia, também de Botton, que em seus ensaios mistura idéias de experiências próprias a reflexões de pensadores, numa espécie de filosofia para o cotidiano. O filme que se segue é especificamente sobre a filosofia de Sócrates.

parte 1

parte 2

parte 3

Melhores Trechos:

“Pensar logicamente sobre nossas vidas pode nos ajudar a ficar mais seguros e independentes, menos conformistas e menos vulneráveis à opinião alheia.”

“Há muitas semelhanças entre o homem e a ovelha. Não fabricamos lã nem balimos. Mas, muitas vezes, seguimos o rebanho passivamente e temos pavor de nos separarmos do grupo.”

“Por que seguimos cegamente os outros, em especial as pessoas importantes?

Principalmente porque imaginamos que elas sabem o que estão fazendo. Porque tendemos a acreditar que quem ocupa cargos de liderança tem razão.

Era essa crença que Sócrates queria desafiar, conclamando-nos a analisar logicamente bobagens que ouvimos de autoridades, em vez de nos intimidarmos por sua aura de importância e aparente segurança.”

“Sócrates, em vez de ficar apenas de conversa fiada, abordava essas figuras importantes e fazia as perguntas fundamentais, querendo saber, basicamente, por que eles viviam da forma que viviam. Assim, ele acabou descobrindo falhas surpreendentes, ao tentar compreender a vida que levavam.

Os ricos não sabiam explicar por que tinham tanto dinheiro […]

Os generais não sabiam dizer por que guerriavam […]

Podemos extrair disso uma lição incrível: se você tiver a sorte e a coragem de abordar figuras importantes, e questioná-las sobre suas vidas, vai descobrir inconsistências que nem de longe pareciam existir.”

“Sócrates caminhava pelo mercado assim, abordando as pessoas e questionando sobre o sentido da vida, de uma maneira muito interessante, mas também muito irritante. Se você pede explicações sobre as crenças das pessoas, elas muitas vezes, reagem agressivamente.”

“Sócrates não tinha essas inibições. Ele preferia ser considerado contundente e esquisito, a permitir que seus compatriotas seguissem levando a vida sem pensar.

Sua intenção era fazer todos reavaliarem suas crenças, acreditava que todos tinham o dever de refletir sobre suas vidas, e que todos nós temos capacidade para fazê-lo.

Sócrates queria que superássemos a preguiça e a timidez, descobríssemos nossas crenças, e que pudéssemos defendê-las.”

“Sócrates não nos dá somente a confiança para desafiar ideologias dominantes, crenças e tradições. Ele também nos faz desenvolver nossas próprias crenças, que podem ajudar a nos destacar na multidão.”

“Há muitas idéias confusas e imprecisas no mundo, porque as pessoas imaginam que podem ter boas idéias sem pensar muito.

Sócrates foi além nessa análise, formulando um método particular. É o método socrático do pensamento.

Ele identificou cinco etapas distintas com as quais qualquer pessoa pode formular uma boa idéia, bastando seguí-las para chegar lá.

Essas etapas podem ser resumidamente descritas assim:

Primeiro, pegue um conceito considerado verdadeiro pela maioria.

Por exemplo: “os melhores empregos são aqueles que pagam melhor”, ou “o casamento traz felicidade”.

Em seguida, tente achar uma exceção.

Será que alguém pode ser casado e infeliz, ou ter um bom salário mas não estar satisfeito com o emprego?

Terceiro passo: se for possível encontrar a exceção, o conceito deve ser falso ou impreciso.

Em nosso caso, existe uma imprecisão.

Em quarto lugar, ache uma nova definição que abarque a imprecisão.

Em nosso exemplo, reconheça que é possível estar infeliz num emprego que paga bem, mas que, criativamente, não satisfaça, ou ser infeliz no casamento se você escolheu o cônjuge errado.

Por último, continue repetindo o processo, tentando achar o máximo de exceções para o conceito escolhido.

Sócrates dizia que a verdade, quando é possível chegar a ela, está num conceito impossível de contradizer.

Se testarmos nossas idéias com esse método, dizia Sócrates, seremos capazes de formular opiniões sólidas.

A vantagem do método socrático é tornar você menos passivo e menos inclinado a seguir a massa.

Se alguém discordar, você não vai precisar dizer apenas: ‘Acho que estou certo, mas não sei dizer por quê’, mas demonstrar logicamente o porquê de suas crenças.”

“Como ele dizia, ‘uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida’.”

“Para Sócrates, era possível ter uma conversa filosófica em todo lugar, mesmo na esquina de uma rua. A filosofia não estava restrita a universidades ou escolas. Sócrates conversava com todo tipo de gente, e gostava de demonstrar que todas as pessoas eram capazes de chegar a opiniões bem abalizadas. Uma idéia inspiradora.”

“Mas, na sociedade democrática moderna, dominada por pesquisas de opinião, Sócrates diria que nosso problema é dar ouvidos a elas sem analisar se são fundamentadas ou não.”

“Embora acreditasse que todos somos capazes de auto-análise, Sócrates sabia que, na prática, poucas pessoas o fazem.”

“Sócrates se recusava a aceitar que, só porque era defendida pela maioria, uma opinião estava certa.

Para ele, importa mais saber se o argumento tem lógica e é razoável, e é assim que devemos tomar decisões, em vez de acatar a vontade da maioria.”

“Mesmo acreditando que a maioria pode estar errada e tendo a certeza de estar certo, pode não ser fácil sustentar uma opinião minoritária”

“Você só pode ver o mundo por seus próprios olhos. Pode tentar entender o ponto de vista dos outros. Às vezes, isso é possível. Certas vezes, a outra pessoa tem uma visão diferente, mas você consegue respeitá-la, consegue ver as razões dela.

Mas é diferente quando a outra pessoa está errada. Podemos aceitar pontos de vista diferentes. Mas, pessoalmente, se vejo que algo está errado, fico muito incomodado.”

“Sócrates foi acusado de corromper a juventude ateniense e desrespeitar os deuses cultuados na cidade. Sua sentença foi a pena de morte. Sócrates viu que poderia morrer, mas não se descontrolou.

Ele disse que, se tivesse mais tempo para expor seus argumentos, tinha certeza de que os convenceria de que era inocente. Mas não havia tempo, e ele aceitou a sentença resignadamente.

Depois do último voto, a maioria do júri considerou-o culpado e sentenciou-o à morte. Sócrates foi levado do tribunal para a prisão próxima. A esposa, Xantipa, foi visitá-lo, mas teve uma crise histérica e precisou ser retirada do local. Seus amigos também choravam.

Até o guarda da prisão, que já conduzira muitos condenados à morte, pediu perdão e disse que, de todos os que já vira na prisão, Sócrates era o homem mais nobre, mais generoso e mais sábio. Pouco depois, o carrasco entrou com uma taça de cicuta. Ela foi dada a Sócrates, que teve de beber o veneno.”

“Uma vez, perguntaram-lhe de onde ele vinha, ao que Sócrates respondeu: ‘Não sou ateniense, nem grego, mas um cidadão do mundo’.”

“Sócrates nos faz ver que todos temos a capacidade, e o dever, de parar de seguir passivamente opiniões alheias e, em vez disso, desenvolver crenças em que realmente possamos confiar.”

“Embora relutemos em enxergar isso, todos podemos nos transformar de ovelhas em seres pensantes, ou seja, em filósofos.”

 

Neste documentário veremos o que é filosofia através de um de seus maiores filósofos, Sócrates, e seu mito da caverna, escrito por Platão.

Breve vida e obra do filósofo ateniense.

Imagem: Acrópole (do grego ἀκρόπολις, composto de ἄκρος, “extremo, alto”, e πόλις, “cidade”) é a parte da cidade construída nas partes mais altas do relevo da região. A posição tem tanto valor simbólico, elevar e enobrecer os valores humanos, como estratégico, pois dali podia ser melhor defendida.

Anúncios

19 pensamentos sobre “Sócrates, um importante pensador

  1. “Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem” Socrátes. Sócrates: um dos mais importantes filósofos da antiguidade.
    Foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga.
    Sua mãe,era parteira e o influenciou a ser filósofo! Sócrates reformulou a filosofia grega, fazendo com que a busca de conhecimento, antes centrada no estudo da natureza, passasse a ocupar-se do homem e das suas ações.
    Na obra “Defesa de Sócrates”, de seu discípulo Platão, encontramos o mestre afirmando a necessidade da filosofia contra seus acusadores, que acabaram condenando-o à morte.
    Quem valorizou a descoberta do homem feita pelos sofistas, orientando-a para os valores universais, segundo a via real do pensamento grego, foi Sócrates.

  2. “Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem” Socrátes. Sócrates: um dos mais importantes filósofos da antiguidade.
    Foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga.
    Sua mãe,era parteira e o influenciou a ser filósofo! Sócrates reformulou a filosofia grega, fazendo com que a busca de conhecimento, antes centrada no estudo da natureza, passasse a ocupar-se do homem e das suas ações. A profunda concepção de liberdade e pensamento fazia com que Sócrates questionasse tudo, das leis humanas aos deuses
    Quem valorizou a descoberta do homem feita pelos sofistas, orientando-a para os valores universais, segundo a via real do pensamento grego, foi Sócrates.

  3. Sócrates tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas idéias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos. Em função de suas idéias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta.
    Frases e pensamentos atribuídos ao Sócrates :
    – Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
    – Quem melhor conhece a verdade é mais capaz de mentir.
    – Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.

  4. Sócrates
    Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos.
    Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos, Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.

  5. sócrates
    Sócrates é considerado um dos principais filósofos de toda a história da filosofia ocidental. Era filho de um escultor e de uma parteira Pouco se sabe a respeito de sua juventude.Tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana.Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Casou-se com Xantipa, mulher de temperamento difícil, e teve três filhos. No fim da vida, foi considerado um perigo para a sociedade e, confundido com os sofistas, acabou acusado e condenado à morte. Preso, morreu ingerindo a cicuta
    Lucas e Henrique 8º ano

  6. Sócrates foi um filósofo ateniense. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental.
    Conta-se que um dia Sócrates foi levado junto à sua mãe para ajudar em um parto complicado. Vendo sua mãe realizar o trabalho, Sócrates logo “filosofou”: Minha mãe não irá criar o bebê, apenas ajudar-lo-á a nascer e tentará diminuir a dor do parto. Ao mesmo tempo, se ela não tirar o bebê, logo ele irá morrer, e igualmente a mãe morrerá!
    Sócrates concluiu então que, de certa forma, ele também era um parteiro. O conhecimento está dentro das pessoas (que são capazes de aprender por si mesmas). Porém, eu posso ajudar no nascimento deste conhecimento. Concluiu ele. Por isso, até hoje os ensinamentos de Sócrates são conhecidos por maiêutica (que significa parteira em grego).
    Assim, logo sua vocação falou mais alto e ele partiu para aprender filosofia
    Não se sabe ao certo qual o trabalho de Sócrates, se é que ele teve outro além da Filosofia. De acordo com algumas fontes, Sócrates aprendeu a profissão de oleiro com seu pai.
    Sócrates tinha o hábito de debater e dialogar com as pessoas de sua cidade. Ao contrário de seus predecessores, ele não fundou uma escola, preferindo também realizar seu trabalho em locais públicos (principalmente nas praças públicas e ginásios), agindo de forma descontraída e descompromissada, dialogando com todas as pessoas, o que fascinava jovens, mulheres e políticos de sua época

  7. Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.
    A liberdade de seus discursos e a feição austera de seu caráter, a par de admiradores entusiastas, atraíram-lhe também caluniadores e inimigos sem consciência. Acusado em idade avançada de corromper a juventude e de introduzir divindades novas recusou defender-se e foi condenado a beber cicuta.

    AS FRASES DE SÓCRATES

    Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
    – É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.
    – O amor é filho de dois deuses, a carência e a astúcia.
    – A verdade não está com os homens, mas entre os homens.
    Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.

  8. Maiêutica
    É uma forma de se filosofar que tenta saber a verdade escondida na nossa mente, através de perguntas complicadas e isso se parece com um parto, uma jornada no interior da humanidade para dar a luz ao que há de bom no ser humano, e assim descobrir toda a verdade .
    O criador disso foi Sócrates que nasceu no século 470 a 469 a.C na cidade de Atenas.

  9. a maieutica bazeia-se no conheçimento do ser humano
    podemos fazer a maieutica através de perguntas sobre o homem
    com o objetivo de procura a verdade escondida dentro de nós
    que sao o caminho para o bem e para a virtude.

  10. A Maiêutica Socrática significa “Dar a luz (fazer nascer algo)” procurar verdade no homem através de questionamentos, que conduz dois momentos: o primeiro leva o filósofo à respeitar o conhecimento contido num assunto, o segundo, ao pensamento de si mesmo, uma nova forma de pensar, a Maiêutica dá a luz a várias ideias.

  11. O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. Para isso ele faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendo a pensar por si mesmo

  12. o filósofo acreditava que ninguém tinha as respostas definitivas para essas perguntas. Desse modo, perambulava por Atenas, fazendo as questões que considerava básicas sobre moralidade e política. As pessoas se reuniam a sua volta e Sócrates lançava uma questão.

    A cada resposta, fazia novas perguntas, levando a pessoa a aprimorar sua resposta inicial ou descartá-la. Desse modo, basicamente ele estimulava a discussão e se definia como um “parteiro de idéias”. Vale lembrar que a crença em idéias abstratas, como bondade, beleza, justiça, etc., seria desenvolvida posteriormente por seu discípulo Platão.

  13. Nome: Gabriel e Gibson
    Opinião: Ele falava sobre política para as pessoas, fazia elas pensarem sobre a vida e suas crenças de outro jeito dizendo que todos podiam ter suas escolhas e não ficarem com opiniões alheias.primeiro ele pegava um conceito que a maioria acreditava que era verdade.

  14. A forma de pensar de Sócrates se resumia em: pegar um conceito considerado verdadeiro pela maioria, e ir desenvolvendo o assunto através de questionamentos, até não ter mais onde perguntar. Fazia as pessoas terem dúvidas de algo que ‘pensavam’ que sabiam
    as pessoas acham que podem ter boas ideias sem pensar muito

  15. O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. Para isso ele faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendo a pensar por si mesmo.

  16. Sócrates tinha o método que primeiro encontrava algo que a maioria aceitava,e dar um defeito nessa ideia , e depois procurar a verdade através de questões

  17. O método socrático consiste em questionar tudo e tentar chegar a uma razão, ou pelo menos chegar próximo a ela. Sócrates questionava tudo, eram perguntas simples mas que pouca gente tinha capacidade de responder.

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s