Édipo e a Esfinge

Édipo e a Esfinge

Édipo e a Esfinge

Segundo as lendas gregas, a Esfinge era uma criatura enviada para punir o povo de Tebas, que desagradara os deuses. O monstro devorava todos os que não soubessem responder ao enigma: “Que animal tem a princípio quatro pernas, depois duas e em seguida três?”. Ninguém conseguia responder, até que Édipo percebeu que a resposta era o ser humano – que engatinha quando bebê, depois anda ereto e, na velhice, caminha com a ajuda de um bastão. Quando a Esfinge ouviu a resposta, atirou-se do alto de um penhasco.

Édipo: Quando um oráculo previu que Édipo mataria seu pai, o rei Laio, e casaria com sua mãe, a rainha Jocasta, o rei mandou matar o filho. Mas Édipo foi salvo e, anos depois, sem saber que eram seus pais, matou Laio e casou com Jocasta. Quando Jocasta descobriu quem ele era, suicidou-se. Édipo furou os próprios olhos e foi viver no exílio, com as filhas Antígona e Ismênia.

Anúncios

11 pensamentos sobre “Édipo e a Esfinge

  1. Olá boa tarde!
    Trabalho na Editora Moderna e gostaríamos de utilizar esse texto em uma de nossas obras. Se possível entre em contato comigo em meu e-mail ou me mande o e-mail para que eu possa passar as informações.

    Muito obrigado.
    Kaio Corrêa

  2. Laio, rei de Tebas, havia sido alertado pelo Oráculo de Delfos que uma maldição iria se realizar: seu filho o mataria e se casaria com a própria mãe.
    Laio abandona a criança (pregando um prego em cada pé para tentar matá-lo – Édipo é salvo por um pastor e então batizado como “Edipodos”, o de “pés-furados”) que é adotada depois pelo rei de Corinto, de volta a Delfos se consulta com o Oráculo, que lhe dá a mesma previsão dada ao seu pai biológico, para evitar a desgraça decide fugir de Corinto acreditando se tratar dos seus pais adotivos.
    No caminho, Édipo encontrou um homem grosseiro que o manda sair do seu caminho, após uma discussão o mata, sem saber que esse homem era Laio. Após derrotar a Esfinge que aterrorizava Tebas, seguiu a sua cidade natural e casou-se, “por acaso”, com sua mãe, com quem teve quatro filhos. Quando Jocasta e Édipo consultam o oráculo, por ocasião de uma peste que assolava Tebas, descobrem que são mãe e filho, ela comete suicídio e ele fura os próprios olhos por ter estado cego e não ter reconhecido a própria mãe.

    Conheça a história completa : http://www.uesb.br/editais/2015/01/edital-008-15-textos/Edipo-Rei-Sofocles.pdf

    Saiba o que é Complexo de Édipo : “Édipo O complexo do qual nenhuma criança escapa – de J D Nasio – em http://copyfight.me/Acervo/livros/NASIO-J-D-Edipo.pdf

  3. olá, boa noite!
    Tenho uma dúvida!
    Como mesmo depois de édipo ter arrancado seus olhos ele conseguio enxergar?

    • Ele não conseguiu. Tanto que uma das versões da história de Édipo, a resposta dada pelo mesmo é a de que Édipo era a resposta. De manhã, andava sobre duas pernas já. De tarde, andava sobre quatro por ter descido ao nível bestial já que se casou com sua mãe. A noite, arrancou seu olhos ficando cego e necessitando de uma bengala para andar.

  4. gente eu tenho uma duvida!
    eu quero fazer uma tatuagem sobre essa lenda da frase decifra-me ou devoro-te, mas eu queria fazer na versão original, que acredito que seja em grego que esta escrito. mas nao acho em lugar nenhum que tenha essa informação, voces poderiam me ajudar?

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s