A ciumenta Hera

A ciumenta Hera

A ciumenta Hera

Zeus era a força fecundante do Olimpo, e por isso era cercado de mulheres, vejamos algumas:

A mulher oficial de Zeus, conquista do seu terceiro casamento, Hera, deusa do casamento e do parto, era rainha dos Olímpicos. Tinha muito ciúmes do marido e se vingava das rivais, entre elas Sêmele, Leto e Io, e dos filhos delas. Todos sofreram muito devido aos ciúmes de Hera. Os gregos chamavam o casamento de Hera com Zeus de Casamento Sagrado, o que mostra a importância que atribuíam à união entre homens e mulheres.

Metis: Estava previsto que a ninfa marinha Metis, primeira mulher de Zeus, teria uma filha tão sábia quanto Zeus e um filho que tomaria o poder do pai. Para evitar isso, Zeus engoliu Metis e seu filho nunca nasceu. Mas a filha, Atena, a deusa da sabedoria surgiu, toda armada e já crescida, da cabeça de Zeus.

Têmis: Filha de Gaia e Urano, Têmis foi a segunda mulher de Zeus. Ela deu à luz muitas deusas, inclusive as três Horas – Dice, Eunômia e Irene – e suas irmãs, as Parcas. Em algumas lendas, Têmis é a mãe de Prometeu, junto com outro Titã chamado Jápeto.

Parcas: As parcas (ou Moiras), filhas de Zeus e da Titânida Têmis, controlavam o destino humano. As Parcas eram retratadas quase sempre como um trio de velhas sentadas fiando um fio da vida. Chamavam-se Cloto (a que torcia o fio), Láquesis (a que media seu comprimento) e Átropos (a que cortava).

Horas: Irmãs das Parcas, as três Horas – Eunômia (Disciplina), Dice (Justiça) e Irene (Paz) – eram deusas da justiça e da ordem, que mantinham a sociedade sob controle. Como divindades da natureza, tomavam conta da floração e frutificação das plantas. Seguidoras de divindades como Afrodite e Perséfone, eram próximas também de Hera e cuidavam de seus cavalos e carruagem.

Graças: As Três Graças (ou Cárites) eram filhas de Zeus e da ninfa marinha Eurínome. Personificação da própria beleza, essas três jovens elegantes eram as damas de companhia de Afrodite. Associadas à primavera, eram elas: Aglaia (Luminosa), Eufrosina (Alegre) e Tália (A que Traz Flores).

Musas: Filhas de Zeus e Mnemósine, as Musas eram a princípio divindades associadas com montanhas e nascentes. Mais tarde, tornaram-se deusas das artes e seguidoras de Apolo, que recebeu o título de Apolo Musagetes (Líder das Musas). As Musas viviam no monte Hélicon, na Beócia, perto de uma fonte chamada Hipocrene. Eram nove ao todo: Calíope (Musa da Poesia Épica), Clio (Musa da História), Érato (Musa da Poesia Lírica), Euterpe (Musa da Música Instrumental), Melpôneme (Musa da Tragédia), Polímnia (Musa da Mímica), Terpsícore (Musa da Dança), Tália (Musa da Comédia) e Urânia (Musa da Astronomia).

Ninfas: As ninfas em geral eram filhas de pai ou mãe divinos. Retratadas como lindas mulheres, estavam associadas ao campo. Haviam várias ninfas: as nereidas e oceânides (ninfas do mar), náiadas (de fontes e regatos), leimoníadas (das pradarias), oréades (das montanhas) e dríadas (das florestas e bosques).

Anúncios

3 pensamentos sobre “A ciumenta Hera

  1. Eu conto estorias para minha filha, portanto preciso conhecer um pouco de mitologia seja ela grego, romana ou de outros povos. Parabéns !!!!!!

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s