A Filosofia. (carta restrita)

É triste nosso pequeno grupo não se valorizar enquanto grupo. Falo aos professores. Dizem que no Brasil ser docente é sempre a segunda opção de escolha profissional, pela logica é a profissão dos que se frustraram. Eu não acredito nisso.
É uma pena ver uma atitude tão nobre, que é de formar o Ser no humano, ser subjugada por discursos políticos ou econômicos. É triste ver nossa liberdade de livres pensadores ser condicionada por modismo na pedagogia, ou modismo nas apostilas. Penso que muitos colocam o foco nessas questões de menor importância para esconder suas incompetências e frustrações.

É condenável não haver diálogo crítico entre os professores.

Penso que se nem entre alguns poucos professores é possível haver um diálogo franco de pessoas comuns com objetivos comuns, diálogo este que é o principio socrático de se fazer filosofia, como conseguiremos fazer isso com 30 desconhecidos e desconfiados?

Se não temos harmonia na nossa casa, como queremos ter na sala, na escola, no bairro, na cidade, no pais, no mundo.

É improducente não priorizarmos nossos alunos – sabendo como tornar acessível nosso conhecimento de acordo com as particularidades do aluno, de como o professor sente que seu conhecimento pode contribuir para a vida do aluno, de como o professor pode provocar e ampliar a visão do educando…

Filosofia não é história, não é educação moral e cívica, não é alfabetização (só do pensamento), não é lógica matemática, não é aferível, pois se for, deixa ser – ela é o próprio movimento de pensar, de refletir. Dai outro absurdo que é tentar avaliar a disciplina de filosofia, avalia-se o conhecimento histórico, algumas fórmulas, mas não se avalia o conhecimento filosófico assim como não se avalia a capacidade artística através de números e múltipla escolha.

Eu sei que é muito bom trabalhar no ar condicionado da secretária, sei que estamos cansados, que temos outros problemas para resolver além de dar murro em ponta de faca. Mas os ares estão mudando, é nosso dever nos compromissarmos com nossa arte.

Espero criticas.
Att. Professor Daniel.

Anúncios

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s