O Rei Midas

Midas era rei de Frígia e tido, em algumas lendas, como filho da deusa Cibele. Há duas histórias famosas sobre Midas e em ambas ele demontra uma personalidade impulsiva, de quem fala sem pensar nas conseqüências.

Orelhas de Asno: numa competição com o flautista Mársias, para ver quem tocava melhor, Apolo venceu. Midas disse que o resultado fora injusto e, para puni-lo, Apolo lhe deu um par de orelhas de asno. O rei ocultava as orelhas sob a coroa, segredo que só o barbeiro conhecia. Um dia, porém, Midas não agüentou e contou-o para a terra. Os caniços que estavam por perto ouviram e começaram a cochichar: “Midas tem orelhas de burro”.

Toque de Ouro: Camponeses prenderam o embriagado sátiro. Sabendo que ele era companheiro de Dionísio, Midas o libertou. Como recompensa, Dionísio concedeu a Midas um pedido. O rei pediu que tudo que tocasse virasse ouro, e assim foi feito. Mas até a comida de Midas virava ouro. implorando um fim a seus tormentos, Midas foi aconselhado a lavar as mãos num rio onde, desde então, se encontram grãos de outro.

Grato pelo comentário