o pomo da discórdia

O Julgamento de Paris - Peter Paul Rubens.jpg

Conta o mito que houve um casamento no monte Olimpo em que todos os deuses foram convidados, menos Éris (deusa da discórdia) porém ela comparece e, sorrateiramente deixa uma maçã de ouro numa mesa com um bilhete escrito assim: Para a Mais Bela!. As deusas Hera (rainha dos deuses), Atena (deusa da justiça) e Afrodite (deusa da sensualidade) decidem disputar o título da mais bela. Convidam Zeus para ser juiz, mas sabendo que escolher uma era contrariar duas, ordena que o príncipe troiano Páris decida.

Páris foi abandonado no alto de uma colina, recém nascido, pelo seu pai, rei de Troia. Príamo sentenciou seu filho à morte por receio de uma previsão de um oráculo, de que um dia seu filho derrubaria seu império. O príncipe é encontrado por um pastor e criado em meio as ovelhas.

Hermes foi responsável por lhe enviar a maçã e lhe informar dessa dúbia honra que lhe era conferida pelo rei dos deuses. Páris decide dividir a maçã em três, mas Hermes não aceita e a estratégia e pede que as deusas apareçam. Elas se exibem perante o jovem: Hera lhe oferece o governo do mundo; Atena promete torná-lo o mais poderoso e justo dos guerreiros; e Afrodite abre sua túnica e oferece o cálice do amor, prometendo-lhe a mulher mortal mais bonita do mundo como esposa.

O resultado foi previsível. Paris entrega a maçã sem nenhuma hesitação à Afrodite. As deusas Hera e Atena dizem que não se magoaram, mas saem de braços dados confabulando a ruína de Troia

Páris recebe como prêmio a rainha da Helena, eles se apaixonam e fogem para Troia. Mas, inconvenientemente ela era casada com Menelau, que era camarada de Ulísses. Eles atravessam o mar com mil navios e depois de um cerco de dez anos e todo desenrolar da guerra, resgatam Helena e destroem Troia e de toda a casa real.

Anúncios

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s