Heráclito de Éfeso

Conta a História que Heráclito teria se retirado para as montanhas, onde comia plantas somente, pensava durante o dia, dormia durante a noite e sonhava muito. Vivia isolado e amava profundamente a natureza. Não gostava muito de se misturar com toda a gente e menos ainda das redes sociais de Éfeso, naquele quinto século antes de Cristo. Elaborava o mundo diferente dos já conhecidos pensadores jônicos, que defendiam a água e o ar como substâncias primordiais. Heráclito ficava mesmo intrigado com o fogo, mas era muito sábio para negar o mistério profundo da água.

Enquanto contemplava a água que brotava lá de cima da montanha, Heráclito assistia à fluidez correr em fio para todos os lados mais baixos, originando rumos, inventando caminhos, desenhando margens e cavando leitos que seriam habitados pelo rabo fluido daquele próprio elemento que ia descendo incalculável. Um corpo líquido contínuo seguia em movimento infindo. Pequenas ondas caminhavam sempre juntas em suas diferenças, no ritmo da alma, preenchendo os sentidos.

Com a cabeça ardendo em ideias, resolveu entrar no rio e deixar que toda água lhe abraçasse por algumas horas. Sentiu-se lavado por dentro. No dia seguinte, fez a mesma coisa e teve uma revelação: aquela não fora a mesma água que o teria lavado no dia anterior. Nem ele nem ninguém poderiam entrar duas vezes num mesmo rio. Panta rei os potamós! Uma vez na vida de cada vez! Cada momento é singular.

Essa ideia de movimento e da irrepetível natureza de cada instante o fez defender que o mundo é um eterno devir. Rejeitou a noção de essência primordial, ao defender a mutabilidade que está sempre gerando novas características transitórias e incompletas. Assim foi considerado o pai da dialética. Teria dito: “A oposição traz concórdia. Da discórdia advém a mais perfeita harmonia.”

Saiba mais:

Heráclito – Wikipedia:

fonte

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s