desenhos ‘dia da consciência negra’

Desenhos animados com temática para sensibilizar discussões sobre o dia da consciência negra.

Ruca é um garotinho careca de 4 anos, ingênuo e hiperativo.
De uma hora para outra, todos no Bairro do Limoeiro ficam azuis, menos a Mônica. E, para agravar a estranheza da situação, todos começam a tratá-la mal sem motivo. Será um pesadelo ou o quê?
Episódio de Super-choque que fala diretamente sobre racismo. Episódio 08
“Hair Love” é um curta-metragem estadunidense de 2019 escrito, produzido e dirigido por Matthew A. Cherry. Segue a história de um homem que deve pentear a filha pela primeira vez. 
Ser antirracista é agir contra os conflitos causados pelo racismo, com colaboração. Ao colaborar, os brancos antirracistas devem procurar trabalhar com a outra pessoa (o cidadão negro), para encontrar uma solução que satisfaça plenamente os interesses das duas partes.
O racismo é uma das formas de preconceito, aquela que acredita que uma raça possa ser melhor que a outra. O que não é verdade. O racismo começou há muitos e muitos anos atrás, através de uma ideia que reforçava a dominação de povos brancos europeus sobre populações de outras etnias de fora da Europa. O desenvolvimento cultural avançado dos europeus, fez com que eles passassem a explorar e descobrir novos países, e para colonizar as novas terras, capturavam africanos para trabalharem como escravos por lá, pois eles eram muito fortes. O racismo começou no Brasil durante a escravidão, onde os negros eram cruelmente tratados como sendo inferiores aos brancos. E este pensamento racista segue para muitas pessoas até hoje.
O dia da consciência negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro. Esta dia marca a data da morte de Zumbi dos Palmares, o líder do maior Quilombo que existiu no Brasil, o Quilombo dos Palmares. Ele liderou a resistência de seu povo contra os ataques dos portugueses no século XVII.
Zumbi dos palmares – quem foi zumbi dos palmares? A data incluída em 2003 no calendário nacional refere-se à morte de zumbi dos palmares o último líder do maior dos quilombos do período colonial o quilombo dos palmares. Zumbi e o quilombo dos palmares || a história. zumbi, o quilombo dos palmares e o dia da consciência negra.
Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte-americano que lutou contra a discriminação e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos Martin Luther King nasceu em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos, no dia 15 de janeiro de 1929. Filho e neto de pastores da Igreja Batista resolveu seguir pelo mesmo caminho. Desde jovem, Martin Luther King tomou consciência da situação de segregação social em que viviam os negros de seu país, em especial nos estados do Sul.
Você sabia que na República Democrática do Congo, um país no continente africano, tem uma região onde crianças, adultos e idosos cantam uma cantiga para terem coragem de atravessar o rio no período das chuvas? Para deixarem de lado o medo da travessia, eles vão juntos e cantam uma canção muito antiga, mas que existe ainda hoje. Ela fala de valentia, coragem e coletividade. Essa música não é na nossa língua portuguesa, é na língua lingala.
Essa historinha, conta a variação de cores e raças que formaram a nação brasileira.
Contação de Histórias Autora: Ana Maria Machado
A historinha “O cabelo de Lelê” da escritora Valéria Belém é uma linda historinha que levará as crianças à valorizarem seus cabelos como eles são.
Livro: A Cor de Coraline Autor: Alexandre Rampazo
No Brasil no tempo da escravidão brancos e negros não podiam ser amigos não. Mas para as crianças quem manda é o coração. E o escravo Matias era amigo de Ioiô seu patrão. Brincavam e brigavam indiferentes a qualquer lei sem saber que um dia um deles ainda seria rei.
A animação CABELO MALUCO é um tributo divertido e, ao mesmo tempo, necessário e lúcido de valorização dos cabelos cacheados.

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s