mitologia hindu – Ganesha

Ganesha é representado como um homem baixinho, barrigudo com pele amarela, quatro braços e a cabeça de um elefante com uma única presa. Em suas quatro mãos ele carreta uma concha, um disco (chakra), uma maça e uma flor de lótus. Aparece montado em um rato.

Ganesha é o segundo filho de Shiva e Parvati.

Diz uma das versões do mito que enquanto o deus Shiva estava fora de casa, guerreando, sua esposa, Parvati, estava à sós em casa. Sozinha decidiu tomar banho e precisava de alguém que protegesse a casa enquanto isso. Sem encontrar ninguém para esse posto, ela usou seus poderes e criou sozinha um filho, Ganesha. Assim que ele apareceu, ela ordenou que vigiasse a casa, não permitindo que ninguém entrasse ali.

Pouco tempo depois, Shiva retorna à sua casa, parando na entrada, onde encontrou Ganesha. Ganesha, seguindo palavras da sua mãe, não permitiu que o deus entrasse. Shiva, muito irritado, acabou cortando a cabeça do jovem. Enquanto isso, Parvati sai do banho e, ao ver a cena, fica horrorizada e explica a situação para Shiva.

Shiva percebeu que agiu mal e decide trazer Ganesha de volta à vida, propôs colocar a cabeça da primeira criatura viva que encontrasse dormindo voltada para o norte. O deus enviou seus soldados em busca da criatura, que encontraram um elefante. Assim, o deus Shiva reviveu seu filho colocando a cabeça de elefante no lugar.

Publicidade

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s