Ode à filosofia com crianças no ensino fundamental regular.

filosofia

Entre todas as recomendações das diferentes formas de inserir a filosofia na formação das crianças e jovens, todas confluem para o mesmo objetivo, que é municiar quem tem acesso a sua prática, das condições de racionalidade que a sociedade atual exige. Acreditamos que a filosofia oferece a oportunidade de pensar e interagir na sociedade atual, permitindo que possamos refletir e consolidar uma sociedade pacifica e prospera, suprimir a filosofia do ensino regular é grave pois a ausência de um pensar que dê conta da complexidade crescente que a sociedade exige induz a decisões erradas ou ilusórias.
Nas aulas de filosofia são discutidos temas fundamentais à compreensão do que nos torna humanos, aprende-se a traduzir e reconstruir o conhecimento, aprende-se a enfrentar melhor as incertezas do mundo contemporâneo, pois conhece-se melhor e nossa relação harmoniosa com a natureza, a filosofia oferece novas formas de compreender a realidade.
Acreditasse que a filosofia abre espaço para o questionamento e a organização das informações, favorecendo um pensamento complexo, que não é possível nas disciplinas tradicionais, a filosofia traz consigo uma metodologia ativa que utiliza o diálogo para a conceituação da realidade que nos cerca, construir a realidade com base no diálogo não é só abrir espaço democrático dentro do sistema burocrático, é utilizar a razão como princípio de igualdade entre todos, ter filosofia na rede é mais que municiar quem pratica das regras da razão e do raciocínio ou do pensamento correto e cuidadoso, ter a filosofia como disciplina, desde a mais terna idade, é além, é transmitir nossa herança humana, através dos mitos e dos caminhos do pensamento humano, a filosofia é condição para uma sociedade democrática, diz a ONU. Filosofia na escola é menos ainda que todo esse referencial abstrato, na aula de filosofa se abre espaço para se ouvir, para se olhar nos olhos, para se questionar as grades das janelas e o sentido disso tudo, ter acesso ao conhecimento filosófico é ter acesso à habilidades essenciais ao desenvolvimento humano pleno e harmonioso.

2 comentários sobre “Ode à filosofia com crianças no ensino fundamental regular.

  1. Isso tudo soa-me interessante, pois eu percebi – isto segundo minha limitada opinião – que aqui no Brasil, sobretudo no ensino regular que antecede o nível superior, não se estuda a ciência e nem se pratica a arte filosófica. É claro que pode haver exceções, mas o que superabunda nas unidades da Federação é basicamente uma linha do tempo histórica seguido de uma brevíssima exposição de pensamentos, que em sua profunda intensidade e ciência se perdem em meio ao simples “farfalhar” de dados históricos. Por fim, seria interessante ainda ressaltar que todas as “disciplinas tradicionais” derivam da Filosofia e dela são filhas. E com Platão agora eu questiono: estamos pensando ou apenas tendo pensamentos?

    Excelente ponderação, Daniel.
    Parabéns pelo texto.

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s