estampas eucalol – Dédalo e Ícaro

icaro01

 

Dédalo foi um dos homens mais astutos que já existiram. E como fosse hábil, construiu numerosas obras de arte, cuja perfeição era admirada por todos. Dentre as suas criações podemos destacar as estátuas, algumas das quais, dotadas de engenhosos mecanismos, eram até capazes de falar.

 

 

 

 

icaro02

 

 

 

Dédalo tinha um sobrinho chamado Perdix, o qual, inventou a serra, o torno e vários instrumentos, com o que se tornou célebre. Dédalo, por inveja, matou o sobrinho e fugiu para a ilha de Creta, juntamente com Ícaro, seu filho, afim de escapar ao castigo.

 

 

 

icaro03

 

 

 

Minos, o rei de Creta, se afeiçoou ao artista e este embelesou a capital do país, construindo, entre outras maravilhas, o labirinto onde habitava o Minotauro. Para que Dédalo não fugisse, o Rei ordenou que um guarda armado o seguisse por toda a parte. As saudades da pátria, no entanto, faziam com que ele, acabrunhado, somente pensasse no regresso.

 

 

icaro04-1

 

 

 

Impossibilitado de fugir por terra, porque estava numa ilha, e pelo mar, porque o vigiavam. Dédalo construiu, em segredo, para si e para Ícaro, seu filho, umas asas de cera, nas quais, com muito engenho, colocou penas de aves. Quando tudo ficou pronto, pai e filho colocaram as asas nas costas e fugiram em seguida.

 

 

 

icaro05-1

 

 

Esquecido das recomendações do pai, Ícaro, seduzido pelo prazer do voo, aproximou-se demasiado do sol. As asas amoleceram com o calor e terminaram por se desfazer, indo o moço cair no mar que, em sua memória, se chamou Ícaro. Dédalo, mais prudente, nada sofreu e prosseguiu viagem, indo ter às terras do Rei Cócalos.

 

 

 

icaro06

 

Cócalos acolheu Dédalo com prazer, pois apreciava muito os artistas, e deu ordens para que o hospedassem imediatamente no seu palácio. Minos, o Rei de Creta, apareceu dois dias depois, a frente de numeroso exército, disposto a levar Dédalo consigo. Este, fingindo amizade, e se declarando arrependido, convidou Minos a se banhar numa banheira de sua invenção, e fez aquecer a água até a fervura, livrando-se assim do tirano.

 

 

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “estampas eucalol – Dédalo e Ícaro

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s