luta pelos direitos

professor.jpg

É o professor o responsável por assegurar às crianças o direito de aprender, são seus exemplos, sua vivência, seus valores que permitirão alargar os horizontes da vida da criança, estimulando o gosto pelo conhecimento, desenvolvendo o pensamento crítico e a leitura do mundo.

O professor é o grande protagonista do ensino e quanto melhor for seu desempenho, melhor será o desempenho dos seus alunos, porém, na realidade sua valorização profissional ainda é colocada em segundo plano, mesmo que ele seja um entre tantos outros responsáveis pela educação, incluindo o governo e a família, é sobre ele que recaem todos os problemas educacionais, evidenciando sua posição estratégica e necessidade de reconhecimento e valorização profissional.

É recente o despertar político e social para a importância do professor. E esse despertar que se recomenda*¹, dentre outras importantes estratégias de valorização do professor, que seu salário seja compatível com sua formação*²

É esse um dos pés da nossa luta diária.

É preciso encarar com seriedade e honestidade a valorização dos profissionais da educação, a equiparação do salário, em reconhecimento à meta 17 do PNE, colocaria o município estrategicamente como referência nacional na valorização do seu quadro de magistério em conformidade com o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Não podemos permitir que atitudes políticas, que agem de má fé, contra os interesses da sociedade sejam desculpas maiores do que os benefícios que essa implementação, efetivamente concluída poderá gerar para toda sociedade.

Vale ressaltar que o salário e a carreira são pressupostos para uma efetiva valorização docente, mas não encerram a questão é preciso tratar o professor como um profissional, respeitando-o e reconhecendo sua importância como protagonista da formação das crianças e fundadores da base cultural da nossa sociedade.

*² levando em consideração que os professores de educação básica chegam a ganhar menos de um terço do que a média de profissionais formados em outras ciências.

Anúncios

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s