O capitalismo engolirá a democracia …

O ex-Ministro de Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, questiona as bases da sociedade ocidental que estipulou por patrimônio a relação direta entre capitalismo e democracia. “Acreditamos erradamente que o capitalismo gera inevitavelmente a democracia. Mas não gera”, diz.

Como contrapartida, o político que teve que lidar diretamente com a crise grega, apresenta um novo cenário econômico capaz de permitir que uma verdadeira democracia possa existir.

 

Bom apetite.

2 comentários sobre “O capitalismo engolirá a democracia …

  1. O capitalismo deixou de ser capitalismo. Explico: capitalismo é concorrência. E o que temos, cada vez mais, são monopólios.
    Isso sem falar no rentismo. Toda empresa grande ou média tem um pé no rentismo. Às vezes os dois. Só fabricar geladeiras não vale a pena, pois rentismo dá mais lucro e menos trabalho. Então a produção de geladeiras vira uma fachada para a jogatina rentista.
    Nesse contexto, monopolista (Google, Amazon, Monsanto) e rentista, democracia atrapalha os negócios. É preciso que o governo seja um servo da elite. Inclusive o judiciário. Num rasgo de honestidade, Rodrigo Maia (DEM) disse: ‘O Congresso não é obrigado a ouvir o povo. Isso aqui não é um cartório onde a gente carimba o que o povo tá pedindo’. O mesmo vale para o executivo e judiciário.

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s