origens da religião

Vamos começar…

A religião é uma parte integrante da nossa cultura agora. Mas de onde ela veio, e qual a sua natureza? História, antropologia, arqueologia e algumas outras filiais interessantes da ciência têm se reuniram provas suficientes para nos ajudar a ganhar uma compreensão sobre a evolução deste “fenômeno”.

Anúncios

5 pensamentos sobre “origens da religião

    • Levando em consideração que o desenvolvimento da nossa espiritualidade está relacionado à busca do divino em nós . penso que aprendemos que existe esse caminho – como se a soma das nossas virtudes e habilidade ‘pedisse’ a necessidade de algo maior que não cabe na nossa razão ou realidade.

  1. Pois é todos os anos é compartilhada na internet uma imagem de deuses que supostamente nasceram no dia 25 de Dezembro e dentre eles está Hórus. Não sei em relação aos demais, mas acerca do Hórus isto é conversa, e das mais fiadas. Embora não seja incomum ler em alguns livros, inclusive de Egiptologia, que alguns símbolos cristãos foram adaptados da religião egípcia a exemplo da Trindade, mas particularmente nunca vi algo sobre o nascimento de Hórus ter ocorrido no dia 25 de Dezembro. Procurei nos manuais de Egiptologia e até fiz uma busca na internet e o que encontrei foram apenas sites esotéricos ou amadores comentando sobre este assunto sério.Outro fator que desmente esta teoria é que não é possível tentar criar um paralelo entre nosso calendário com o calendário egípcio que usualmente era dividido de acordo com as cheias e semeaduras;ou os anos individuais de reinado -ou seja, cada vez que um faraó assumia o trono ocorria uma recontagem-; e tbm ainda o aparecimento da estrela Sirius, que bem sabemos, embora anunciasse o início das inundações do Nilo, nem sempre ambos os eventos batiam.
    Em resumo, por mais que existisse uma insistência tanto entre alguns egiptólogos como entre entusiastas, não é possível apontar festividades e acontecimentos egípcios no nosso atual calendário, justamente pelo motivo que o calendário egípcio não tendia a ser linear e fixo como o nosso. Por fim, nem mesmo as próprias sociedades egípcias costumavam dar uma data de nascimento oficial para as suas divindades, exceto Osíris, Ísis, Nefts e Seth, cuja uma das vertentes do mito apontam que nasceram em dias especiais. Porém, no geral, os documentos religiosos remanescentes tendem a dar interpretações diferentes acerca de alguns deuses e deusas, desta forma, seria pouco provável encontrarmos detalhes de uma divindade, especialmente tão antiga como Hórus, que seriam tomadas como unanime. Feliz Natal e um próspero ano novo. Abraço!

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s