e agora ? ao professor …

qual a função da escola hoje? refletindo aqui com meus botões :

A pedagogia construtivista propõe que a educação seja um processo contínuo de evolução dos envolvidos – mas e quem não se adapta  ao modelo pedagógico lógico-militar-profissionalizante implementado nas escolas ?

O fato da escola não dar conta de produzir, em sua gênese, condições para construção da autonomia do indivíduo ou possibilidade de conhecimento em todas inteligencias humanas é evidente.

Hoje a escola se tornou um problema da Secretária de Assistência Social, o que engessa a política educacional, burocratizando todo o sistema deixando a ‘escola’ em descompasso com a democratização dos direitos humanos, da sociedade e da liberdade que a sociedade globalizada e vigilante permite.

A ‘escola’ se incomoda em não ter um projeto pedagógico à altura e recorre ao autoritarismo e a burocratização como forma de controle, esse dilema poderia ser revertido se fosse investido no professor – permitindo condições para que se dedique à sua ciência de forma autônoma, permitindo que sua didática se torne holística, intuitiva e verdadeira.

Penso que quase todos os envolvidos já perceberam isso, menos a ‘escola’ que só vai perceber depois de uma revolução pedagógica … e o que me preocupa não é o celular na sala mas que tipo de pessoas quero para cuidar do meu futuro …

Anúncios

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s