10 vídeos para melhor compreender a infância

Propiciar o desenvolvimento integral de uma criança, tendo o cuidado de garantir que todas as suas dimensões receberão atenção e estímulo é tarefa árdua. São necessários esforços dos educadores, da família e de todos que convivem com os meninos e meninas. O desafio demanda ainda esforços dos gestores públicos e de pesquisadores.

Para apoiar educadores e familiares que desejam se aprofundar, saber mais da infância e estar mais preparados para estimular os pequenos em seu caminho de aprendizagem, o Centro de Referências de Educação Integral, em parceria com Instituto Alana e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, importantes organizações no tema, selecionou 10 vídeos para melhor compreender essa etapa do desenvolvimento.

1. Os primeiros mil dias das crianças
O período da gestação até o segundo ano de vida é visto como fundamental pelo pediatra José Martins Filho. Para ele, afeto e cuidado são determinantes para uma vida adulta melhor. Isso afeta não só as crianças, mas também toda a sociedade.

2. Super-Cérebro: a importância da primeira infância para o desenvolvimento
As experiências vividas nos primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento saudável ao longo da vida. Veja o que a família, comunidade e gestores públicos têm a ver com isso.

3. Criança, a alma do negócio
Refrigerantes, brinquedos ou roupas. Com linguagem infantil e atrativas, as propagandas têm como alvo os pequenos para conseguir aumentar as vendas. O documentário “Criança, a alma do negócio” mostra o efeito da publicidade na infância e adolescência.

4. As experiências moldam a arquitetura do cérebro
Os estímulos e vivências recebidos pela criança na primeira infância determinam a formação do cérebro e impactam como será a aprendizagem e o comportamento do indivíduo ao longo vida. Confira um dos Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.

5. O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro
Sabia que as interações dos adultos com as crianças determinam o desenvolvimento do cérebro? Brincadeiras que estimulam a reação dos bebês e atividades que apresentam objetos e palavras apoiam a aprendizagem ao longo da vida do indivíduo.

6. O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável
Expostas a situações prolongadas de estresse, crianças têm o seu sistema cerebral ainda em desenvolvimento sobrecarregado. Isso pode gerar sérias consequências com prejuízos ao raciocínio e à aprendizagem. Veja como isso pode ser evitado.

7. O menino que não queria nascer
Para além do cuidado da família e de educadores, é preciso mobilização de toda a sociedade e dos gestores para garantir uma infância feliz. São necessárias leis e políticas públicas que observem e garantam os direitos básicos das crianças.

8. Muito além do peso
Já considerada uma pandemia, a obesidade infantil é o tema do documentário “Muito Além do Peso”. Além de mostrar a situação brasileira, o vídeo debate a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos da publicidade de alimentos sobre elas.

9. Construir as competências dos adultos para melhorar o desempenho das crianças

Famílias, educadores e todos aqueles ao redor de crianças devem se formar para propiciar um melhor desenvolvimento das crianças. São necessárias também que as políticas públicas criem ambientes favoráveis para isso.

10. Funções executivas: habilidades para a vida e aprendizagem
Fazer planos, permanecer focado e controlar os impulsos. Essas habilidades, conhecidas como funções executivas, são essenciais para toda a vida. Apesar de não nascermos com elas, podemos desenvolvê-las.

(fonte)
Anúncios

Um pensamento sobre “10 vídeos para melhor compreender a infância

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s