Tempos de Rebeldia

Trata de importantes movimentos de contra-cultura e de seu lugar na história mundial, contextualizando suas características e ações, que, em muitos casos, traziam novas formas de pensar a civilização e o comportamento da sociedade.

O primeiro episódio da série mostra a definição de rebelde e os precursores do Movimento Punk. Por meio dos acontecimentos históricos que surgiram como uma forma de lutar contra o sistema, os jovens começaram a se manifestar através, por exemplo, do Romantismo Francês. Os românticos começaram a viver o estilo de vida boêmio como uma forma de protesto ao sistema. A rebeldia cultural ultrapassou as fronteiras francesas e se disseminou para o resto mundo.

O segundo episódio mergulha no mundo dos hippies e yuppies: jovens que se arriscavam em busca de “percepção” e da liberdade democrática. Conta a história de pessoas como Ken Kesey, o jovem de 26 anos e com dom para a escrita que foi cobaia em experimentos com LSD realizados pela CIA. Essa passagem he rendeu histórias suficientes para escrever o livro “Um estranho no ninho.” Também fala sobre Timothy Leary, um pesquisador e psicólogo de Harvard que se tornou um guru rebelde, bem como do ativista anti-guerra Abbie Hoffman, que liderou uma manifestação de paz em Chicago, em 1968.

O terceiro episódio fala sobre o Movimento Punk, uma manifestação musical surgida nos Estados Unidos, em meados da década de 1970, que encontrou terreno fértil para o seu desenvolvimento na Inglaterra, onde serviu como forma de protesto contra a crescente onda de desemprego. Entrevistas com ícones do movimento, como Malcolm Mclaren, ex-empresário das bandas New York Dolls e Sex Pistols; John Lydon, ex-vocalista dos Sex Pistols e Jello Biafra, vocalista da banda californiana Dead Kennedys, entre outros.

O quarto episódio da série Tempos de Rebeldia foca no surgimentos dos movimentos rebeldes que começaram a lutar pela Natureza a partir década de 1960. Apresenta grupos como Greenpeace e EarthFirst, que zombaram das táticas tradicionais do ambientalismo institucional e começaram a travar ações diretas a tentativa de proteger o planeta. O programa testemunha a história da rebeldia com causa ecológica.

2 comentários sobre “Tempos de Rebeldia

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s