protesto

598512_493058997408809_1156051998_n

sobre a opressão do tempo a qual passa o professor hoje em dia – é tenso: vem comigo, a aula termina aos 55 minutos ou aos 50? Eu entro na sala dez minutos antes ou depois? Existe um balé invisível

– sem fazer nenhuma alusão ao sistema que além de fabril é, agora, logístico –

Em que a escola dever ter uma dinâmica de fluência entre os professores que se um professor atrasa atrapalha todo esquema…

… então a aula termina 10 minutos antes do intervalo e eu tenho que esperar o professor que vai substituir 13 minutos antes …

( nesse ínterim tem os alunos querendo me entregar o caderno, pedindo pra dar visto, nota, presença, carimbo, autorização, concelhos, amor, opa e é claro: aula… )

… e eu vendo no relógio que bate 47 da hora cheia e o bendito professor substituto ainda não apareceu …

penso que desperdício de tempo – pois se confiassem o tempo seria usado pra ensinar e não controlar

e o professor profissional – aquele que sobrevive do seu salário – acaba por fazer atividades simples que se iniciam e terminam numa aula: engessada.

E o engraçado é que os únicos interessados (professores e alunos) nunca participam da discussão sobre como o processo educativo deve ocorrer – então reduzidos a peças em experiências politicas e pedagógicas que pela simples e sincera análise lógica se mostram ineficazes… enfim … tenho dito.

Um pensamento sobre “protesto

Grato pelo comentário

