O mito do professor herói

Está corrente o mito do professor herói, as revistas de educação estão produzindo matérias cada vez melhores sobre como é esse professor ou como se tornar um professor herói, o professor herói é o profissional licenciado que além de explicar sua matéria é juiz, psicólogo, pai, mãe, médico, policial da moral e dos bons costumes, exemplo de como deve ser e se comportar um ser humano… Salas lotadas, falta de material ou apoio pedagógico e tecnológico, tempo fabril que impede o aprofundamento de qualquer assunto, a má formação e a descontinuidade na formação dos profissionais, assédio moral e burocratização industrial da escola… nada disso é desculpa para o professor herói. Querem fazer acreditar, tanto os professores quanto a sociedade, que a culpa e a solução dos problemas nas escolas é do professor.

É possível existir esse professor herói? Creio que para ser professor é necessária uma didática eficiente para passar o que se sabe, começa e termina por aqui, o mito do professor herói é uma tentativa de tirar a atenção ao que realmente está errado, que a falha é no sistema e não nas peças, o professor que se mete a herói está fadado a ser Durango Kid, já disse Raul.

Qual é o verdadeiro problema? A crise da educação é de fato problema estratégico do Estado, consequência de má gestão, que negligenciou a educação no Brasil e corre contra o tempo para atender as necessidades dessa nova sociedade. Constroem uma escola atrás da outra; tem i-pad, tem lousa digital, tem ventilador, tem livro e escova de dente e um déficit enorme de professores – eu disse professores e não servidores públicos que até tem bastante, o servidor público é a pessoa formada às pressas em universidades feitas às pressas que sem competência ou tradição despejam às centenas os trabalhadores necessários ao sistema educacional – tudo muito rápido, se esqueceram do quanto é dispendioso formar um profissional capaz de formar outras pessoas e responsabilizam esse profissional por essa falha.

Qualquer investimento que não seja para excelência na profissionalização do professor será em vão, nem os milhões investidos em computadores resolverão a crise, nem os milhões em bonificações distribuídos aos professores que mais batem o ponto, nem a exigência do professor se tornar operário, nem a exigência de metas e projetos sem nenhuma lógica coerente, nem a lavagem cerebral que estão fazendo em colocar a culpa e a responsabilidade nos amigos da escola ou nos professores vai resolver o problema.

Só com investimento pesado na estrutura e formação continuada do humano essência do professor é que vai surtir efeito em longo prazo, professor herói é boi de piranha da crise da educação, fazer acreditar que o pobre operário desse sistema é responsável pelo problema é desviar a atenção da má administração publica e menospreza o bom professor que conseguiria educar seus alunos se tivesse condições para isso.

Maiakovski já disse: “Triste a sociedade que precisa de heróis”

Anúncios

4 pensamentos sobre “O mito do professor herói

  1. Querido, escreva, escreva, escreva e continue escrevendo … Eles, que se dizem letrados e competentes p/ avaliar e criticar, talvez leiam … porque ouvir, eles nunca nos ouviram; porque ver, eles nunca nos viram, por mais que gritássemos e agitássemos nossas bandeiras defronte ao Palácio dos Bandeirantes ou Assembleia Legislativa de São Paulo…
    O que me dói é ver frustrados os hercúleos esforços dos pais – a pagarem passagens, a comprarem material, roupas e lanches – e suas expectativas de lograrem p/ os filhos uma vida mais digna …
    O que me enoja no comportamento dessa cambada que nos governa há décadas, é a covardia de atribuir a outros – no caso os professores – a responsabilidade desse quadro educacional deplorável!
    Enquanto os maiores interessados – pais e alunos/ professores/ sociedade em geral – não se indignarem e tomarem as rédeas de suas próprias vidas, através de uma participação política consciente, a máquina da propaganda oficial triunfará. Parabéns! Abraço!
    Profa. Cecília

Grato pelo comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s